Capa Como a tecnologia ajuda no desenvolvimento infantil? 

Como a tecnologia ajuda no desenvolvimento infantil? 

O fato de que crianças de hoje têm interações mais precoces e frequentes com a tecnologia do que as gerações anteriores é inquestionável. Mas muitos pais, diante dessa realidade cada vez mais conectada, se perguntam em que medida isso é funcional e benéfico para o desenvolvimento dos pequenos.   

Nossas novas gerações de crianças nunca conhecerão um mundo sem os poderes de conexão da Internet, dos telefones celulares e da comunicação constante com o resto do mundo.  

O que as crianças de hoje podem ganhar com esse acesso precoce à tecnologia? Muito – desde que isso seja usado de forma estratégica, limitada e com cautela.  

Conheça 5 benefícios da tecnologia na evolução dos pequenos: 

1-  Maior independência 

Os recursos informativos disponíveis na internet e dentro de bibliotecas online trazem uma acessibilidade muito maior à educação infantil do que estava disponível para as gerações anteriores.  

Tarefas e projetos de pesquisa agora podem ser feitos sem entrar em uma biblioteca física porque existem muitas fontes online. Isso não quer dizer, no entanto, que não precisamos mais de livros. Mas, de fato, a internet é um recurso que oferece mais acesso a livros e informações de alta qualidade. 

As vantagens do acesso mais fácil à informação se estendem além da sala de aula para a construção de conhecimento em geral. Quando as crianças descobrem como como responder às suas próprias perguntas, isso pode incentivá-las a pesquisar mais e seguir linhas de pensamento independentes.  

Esse processo pode construir independência, confiança acadêmica e ajudar a desenvolver o interesse das crianças por novos hobbies. 

2- Cria comunidades e interação social 

As conexões sociais que a internet promove podem ajudar as crianças a aprender como se comunicar melhor e colaborar umas com as outras.  

A tecnologia não apenas conecta as crianças fora da escola, mas também pode ajudar a aproximar os alunos e criar conexões entre pais e alunos.  

Na escola, jogos e atividades em grupo podem ser realizados em um único dispositivo, para incentivar a colaboração em grupo na sala de aula.  

O uso de arquivos visuais, de vídeo e de áudio para gravar e compartilhar o trabalho de seus alunos também é uma forma de os pais terem acesso às aulas e acompanharem o dia a dia. 

3- Incentiva o engajamento e a imaginação 

A tecnologia não apenas incentiva a interação social; também pode inspirar os alunos a assumir um papel mais ativo na sala de aula ou na educação em geral.  

Os jogos interativos, por exemplo, estimulam o desejo das crianças de completar tarefas para objetivos de curto e longo prazo, desenvolvendo o raciocínio lógico. 

A Internet também pode apresentar às crianças pontos de vista, culturas e visões de mundo que elas não seriam capazes de acessar de outra forma e permitir que elas tenham mais empatia com outras pessoas.  

Além de conectar as crianças com outras partes do nosso mundo, a tecnologia pode dar vida a mundos de fantasia e, portanto, estimular a imaginação e o aprendizado. 

4- Desenvolve competências essenciais durante a educação infantil  

O uso da tecnologia na primeira infância estimula o desenvolvimento da coordenação motora. Um exemplo disso são os jogos online, muitos dos quais dependem da velocidade dos movimentos.  

Muitos jogos de computador também incentivam a atenção aos detalhes e a capacidade de reunir pistas que podem resolver um problema.  

Essas habilidades de pensamento crítico podem ser cruciais para reunir pesquisas, escrever análises literárias e outras tarefas educacionais e de trabalho mais tarde na vida. 

Os jogos da primeira infância também podem promover melhores habilidades linguísticas. As crianças não estão apenas aprendendo a ler, mas também aprendendo a pronunciar palavras e entender as complexidades da linguagem seguindo as instruções do jogo. 

5- Alfabetização tecnológica se traduz em poder econômico 

A dependência da nossa economia na tecnologia cresce a cada dia. Para aqueles que são tecnologicamente alfabetizados, há muitas vantagens no caminho.  

A exposição precoce à tecnologia pode ajudar as crianças a desenvolver as habilidades que podem usar em empregos de alta potência e bem remunerados no futuro.  

A necessidade de domínio tecnológico também está crescendo em campos tradicionalmente não técnicos, como medicina e marketing. 

Como você pôde perceber, a tecnologia ajuda as crianças a crescer e aprender de diferentes formas. No entanto, é sempre importante ter parcimônia e impor limites para que os objetivos sejam alcançados de forma saudável e adequada. 

Na Escola Sabido, valorizamos a tecnologia e a forma como ela subsidia a construção de novas habilidades e conhecimentos.