Proposta pedagógica – Pedagogical Proposal
Proposta pedagógica
A Escola Sabido acredita que a junção de conhecimento é a chave para uma boa educação na fase inicial de cada criança. Por isso trabalhamos com a Metodologia Humanista apoiada na Psicologia Positiva, em princípios da neurociência na proposta pedagógica.
Foco da Educação Humanista
A Educação Humanista tem como foco a ideia de que todos devem ter igualdade de oportunidades. Para isso, busca atender às necessidades e o bem-estar do aluno colocando o conhecimento técnico e as relações humanas em harmonia.
Para que essa harmonia aconteça é trabalhada a inserção do aluno em sua própria educação, ou seja, ele é ensinando a ter um pensamento mais crítico, a ser participativo, autossuficiente e proativo.
Todo esse processo é entrelaçado às atividades em grupo, onde os alunos podem participar e ajudar uns aos outros. Dessa forma, valores como a bondade, gentileza e empatia são colocados em prática diariamente através da interação com os colegas e professores.
Neste método de ensino, o aluno tem contato desde muito cedo com valores que serão essenciais em seu aprendizado, tornando-o, além de um ser humano detentor de conhecimento técnico, uma pessoa ética, crítica, capaz de tomar decisões sensatas e empáticas.
Psicologia positiva
A Psicologia Positiva oferece boas práticas para melhorar o desempenho e aumentar a sensação de bem-estar pessoal. É o estudo científico do que faz a vida valer a pena. É um chamado para que a ciência e a prática psicológica se preocupe tanto com a força quanto com a fraqueza.
A educação infantil é uma responsabilidade gigantesca, que deve ser levada sempre em conta os aspectos culturais, sociais e pessoais de cada indivíduo. Mas cada pessoa é única e é isso que a torna tão especial. Não se restringe apenas em ensinar a ler e escrever, muito além disso, pais, mães e cuidadores têm o dever de ensinar suas crianças a viverem em sociedade. Talvez essa seja a tarefa mais difícil do mundo, mas, com certeza, a mais recompensadora. A Psicologia Positiva, entretanto, vem para agregar nessa fase que para muitos pais é desafiadora.
Diferente de outras abordagens, esse método se coloca contra qualquer prática adotada na educação que se relaciona a ações que geram punições e chantagens emocionais. Isso porque se comprova um aperfeiçoamento de autonomia, autoestima e autoconfiança no indivíduo sem a necessidade de tais ações negativas, de cunho ameaçadoras.
Características do método de ensino da Escola Sabido
- Aprendizagem por meio da realização;
- Uso de tecnologias no aprendizado;
- Vivência e conhecimento através de outra língua e cultura;
- Desenvolvimento de habilidades empreendedoras;
- Desenvolvimento de pensamento crítico e atitudes positivas;
- Fortalece o desenvolvimento de atividades em grupo e a relação do aluno com o meio e outros indivíduos;
- Fortalece o desenvolvimento socioemocional dos alunos;
- Cria o conhecimento sobre a influência de hábitos alimentares saudáveis na vida do aluno desde cedo;
- Desenvolvimento do pensamento lógico e matemático;
Conheça nossos diferenciais
INGLÊS | HAPPY HOUR | PSICOLOGIA POSITIVA | MINDFULNESS | EDUCAÇÃO AMBIENTAL | EMPREENDEDORISMO | INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Sabido School believes that the combination of knowledge is the key to a good education in the early stages of each child. For this reason we work with the Humanistic Methodology supported by Positive Psychology and neuroscience principles.
Focus of humanist education
Humanistic Education focuses on the idea that everyone should have equal opportunities. For this reason, it seeks to meet the needs and well-being of the student by placing technical knowledge and human relations in harmony.
For this harmony to happen, the student’s insertion in his own education is worked on, so, he is taught to have a more critical thinking, to be participative, self-sufficient, and proactive.
This whole process is intertwined with group activities, where students can participate and help each other. In this way, values such as kindness, gentleness, and empathy are put into practice daily through interaction with classmates and teachers.
In this teaching method, the student has early contact with values that will be essential in his learning, making him, besides a human being with technical knowledge, an ethical and critical person, capable of making wise and empathetic decisions.
Positive psychology
Positive Psychology offers good practices for improving performance and increasing a sense of personal well-being. It is the scientific study of what makes life worth living. It is a call for psychological science and practice to be concerned with both strength and weakness.
Early childhood education is a huge responsibility that must always take into account the cultural, social and personal aspects of each children. But each person is unique, and this is what makes it so special. It is not only about teaching children to read and write, it is more than this, fathers, mothers, and caregivers have the duty to teach their children how to live in society. This may be the most difficult task in the world, but it is certainly the most rewarding. Positive Psychology, however, comes to add to this phase that for many parents is challenging.
Unlike other approaches, this method opposes any practice adopted in education that is related to actions that generate punishment and emotional blackmail. This is because it proves to improve the individual’s autonomy, self-esteem, and self-confidence without the need for such negative, threatening actions.
Characteristics of Sabido School teaching method
– Learning by doing;
– Use of technology in learning;
– Experience and knowledge through another language and culture;
– Development of entrepreneurial skills;
– Development of critical thinking and positive attitudes;
– Strengthens the development of group activities and the student’s relationship with people and places;
– Strengthens students’ socio-emotional development;
– Creates knowledge about the influence of healthy eating habits in the student’s life from an early age;
– Develops logical and mathematical thinking;