O termo transtorno de déficit de natureza foi cunhado pelo autor Richard Louv para descrever os efeitos das pessoas que passam mais tempo em ambientes fechados do que na natureza.
Obesidade infantil, diminuição dos sentidos e dificuldades de atenção são apenas alguns dos problemas que as crianças podem enfrentar, quando não têm tempo suficiente ao ar livre.
Passar tempo com a natureza, por outro lado, torna as crianças mais ativas e atentas, além de aprenderem sobre a importância do cuidado e da preservação das formas de vida – e isso pode ser fomentado por meio da educação ambiental!
Mais do que apenas promover a natureza, a educação ambiental e de acordo com o ICMBio (Instituto Chico Mendes):
“Compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.”
Quando a educação ambiental faz parte do catálogo escolar, as crianças são incentivadas a pesquisar, investigar como e por que as coisas acontecem e formar suas próprias opiniões sobre questões complexas, em vez de apenas receber informações.
A educação ambiental, promove habilidades de pensamento crítico e criativo e inspira as crianças a se envolverem mais com suas comunidades.
Entre os principais impactos que justificam a importância de se ter acesso à educação ambiental, ainda durante a infância, não podemos deixar de mencionar:
Ensinar as crianças sobre o meio ambiente pode ajudá-los a desenvolver hábitos sustentáveis, que provavelmente serão mantidos mesmo depois que fiquem mais velhos. Então, mesmo pequenas ações têm grandes impactos ao longo do tempo.
Alguns hábitos sustentáveis simples podem ser realizados em qualquer idade:
Mas, passar um tempo ao ar livre fará com que as crianças se preocupem mais com o meio ambiente. Preocupar-se mais com o meio ambiente fará com elas queiram passar mais tempo ao ar livre.
A natureza pode ter um impacto profundo na saúde física e mental de nossos filhos. Apenas duas horas de natureza por semana estão associadas a boa saúde e bem-estar. Apresentar as crianças ao ar livre também pode levar a um melhor desempenho acadêmico, níveis reduzidos de estresse, habilidades sociais aprimoradas e muito mais.