Capa O que é escola bilíngue e quais são as suas vantagens?

O que é escola bilíngue e quais são as suas vantagens?

Se você está considerando matricular o seu filho em uma escola, certamente muitas dúvidas estão surgindo, especialmente se é a primeira escola.

Nem tudo é consenso entre os pais, mas o que, sem dúvidas, não há discordância entre nenhum deles é a importância de uma boa educação, que preze pelo desenvolvimento cognitivo e social desde tenra idade.

Mas no mundo globalizado em que vivemos, tão importante quanto dominar nosso idioma pátrio, é dominar um outro idioma – como o inglês, onipresente em nossas realidades, afinal, é a língua hegemônica, a língua dos negócios, da indústria cultural e da academia.

Quando as crianças são matriculadas em escola bilíngue, passam a ser educadas em um novo idioma, que se torna a segunda língua. Com isso, internalizam o inglês com muito mais facilidade.

– Leia também: Vantagens da educação bilíngue.

Tire as suas dúvidas a respeito!

Como funciona uma escola bilíngue?

De modo geral, uma escola bilíngue divide a sua grade curricular entre dois idiomas, normalmente entre português e inglês.

Na prática, não há apenas uma disciplina para se estudar a língua estrangeira. Os demais conteúdos também são explorados nesta outra língua, levando os alunos a aumentar rapidamente o repertório e o léxico.

Este tipo de educação vem ganhando cada vez mais adesão por parte dos pais, preocupados em fornecer aos filhos uma educação mais abrangente e global desde que são pequenos.

Vantagens da educação bilíngue

A educação bilíngue tem demonstrado potencializar o aprendizado das crianças e até mesmo mudar a estrutura do cérebro humano.

Em um mundo cada vez mais conectado, a educação bilíngue é algo que as crianças podem se beneficiar para o resto de suas vidas. Ser bilíngue tem um efeito profundo no cérebro e pode abrir uma ampla variedade de oportunidades acadêmicas, econômicas e sociais na idade adulta.

3 das grandes vantagens dessa abordagem incluem:

Melhor desempenho acadêmico

Junte todos os benefícios cognitivos e você terá uma criança equipada com todas as ferramentas necessárias para o sucesso acadêmico.

A função cerebral dos alunos bilíngues é melhorada à medida que a mente é desafiada a reconhecer, encontrar significado e se comunicar em vários idiomas.

Essa flexibilidade cognitiva torna as crianças bilíngues mais capazes de pensar criticamente e analisar informações complexas.

Um estudo de trinta e dois anos de Thomas e Collier da Universidade George Mason indicou que os alunos que tiveram uma educação bilíngue e que falavam vários idiomas tiveram maiores realizações do que seus colegas monolíngues, especialmente em matemática, leitura e vocabulário.

Aumento das oportunidades econômicas

Em um mundo interconectado e em rápida mudança, há uma necessidade crescente de uma força de trabalho multilíngue e a capacidade de conduzir negócios em mais de um idioma está se tornando mais crítica.

Pessoas bilíngues geralmente ocupam cargos mais altos e ganham melhores rendimentos do que monolíngues na mesma indústria.

Os negócios estão se tornando cada vez mais globais, portanto, ter a capacidade de se comunicar com clientes em mais de um mercado sempre será atraente para os empregadores. Também abre portas para quem deseja se mudar e trabalhar no exterior.

Apreciação transcultural

A exposição a duas línguas ajuda os alunos a desenvolver uma apreciação pelas diferenças de culturas. Os alunos podem interagir com as línguas através de contos populares, canções, expressões idiomáticas e outras fontes primárias de informação sem necessidade de tradução; levando a trocas culturais mais significativas.

As aulas em si também são uma ótima oportunidade para ensinar as crianças sobre a diversidade e promover a igualdade. Os programas de educação bilíngue tendem a ter um equilíbrio de diferentes etnias e origens socioeconômicas.

A exposição às diferenças culturais na infância é um fator que contribui para a construção de um indivíduo mais tolerável que promova a igualdade no mundo moderno!