Capa Inteligência emocional na infância desenvolve humanos mais satisfeitos e bem-sucedidos

A inteligência emocional é uma soft skill crucial para se dar bem em qualquer emprego e cargo. Na verdade, pessoas sem o domínio dessa habilidade conseguem exercer seus empregos, mas certamente aquelas que sabem identificar e gerenciar suas emoções estão fadados a ter maior sucesso em suas carreiras.

Mas, além do mercado de trabalho, a inteligência emocional também é um elemento crítico para seres humanos que buscam uma vida satisfatória, em que possam desfrutar de um dia a dia saudável e sem se tornarem reféns de suas próprias mentes ou das circunstâncias.

Mas, para isso, é importante que sejam educados desde pequenos. Entenda melhor como essa ciência contribui para a longevidade e qualidade de vida:

Afinal, o que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é um conjunto de habilidades associadas ao monitoramento das emoções próprias e dos outros, e a capacidade de usar as emoções para guiar o pensamento e as ações, de acordo com a concepção cunhada por Salovey & Mayer.

A literatura é robusta ao apontar que as emoções afetam nossa atenção, memória e aprendizado; nossa capacidade de construir relacionamentos com os outros; e nossa saúde física e mental. Desse modo, desenvolver a inteligência emocional nos permite gerenciar as emoções de forma eficaz e evitar sermos prejudicados, por exemplo, por um momento de raiva.

A inteligência emocional está relacionada a muitos resultados importantes na vida das crianças e de adultos. Crianças com maior inteligência emocional são mais capazes de prestar atenção, são mais engajadas na escola, têm relacionamentos mais positivos e são mais empáticas.

Eles também regulam melhor seus comportamentos e tendem a ter notas mais altas. Para os adultos, uma maior inteligência emocional está ligada a melhores relacionamentos, sentimentos mais positivos sobre o trabalho e, para algumas profissões específicas, menor estresse e burnout relacionados ao trabalho.

Como a inteligência emocional funciona?

Com base na teoria refinada de inteligência emocional de Mayer e Salovey (1997), Brackett e Rivers (2014) identificaram cinco habilidades que podem ser ensinadas para aumentar a inteligência emocional:

• Reconhecer emoções em si mesmo e nos outros;
  • Compreender as causas e consequências das emoções;
  • Rotular emoções com precisão;
  • Expressar emoções de maneira apropriada para a época, lugar e cultura; e
  • Regulação das emoções.

Essas habilidades, que formam o acrônimo RULER (de acordo com a denominação original em inglês), são o core de uma abordagem eficaz para modelar a inteligência emocional e ensinar as habilidades de inteligência emocional que as crianças precisam estar prontas para aprender.

Isso porque, crianças com maior inteligência emocional são mais capazes de prestar atenção, são mais engajadas na escola, têm relacionamentos mais positivos e são mais empáticas.

Como desenvolver a inteligência emocional em crianças?

Os educadores da primeira infância podem desempenhar um papel crucial no desenvolvimento de uma inteligência emocional saudável nas crianças, mas os pais e adultos que compõem o núcleo familiar também podem ajudar!

Algumas abordagens que podem ajudar, incluem:

Reconhecendo e aceitando sentimentos

Os sentimentos nem sempre são convenientes e você nem sempre entende por que uma criança está se sentindo de determinada maneira, em um determinado momento.

Apesar disso, quando uma criança está experimentando emoções, elas devem ser validadas, e não negligenciadas.

Conecte-se com uma criança durante esses momentos e ouça o que ela está passando para que ela também possa obter informações sobre a experiência.

Rotulando emoções

Ampliando o ponto anterior, use o espaço criado para os sentimentos para encorajar ou apoiar as crianças a identificar a emoção.

Eles estão se sentindo tristes, zangados ou envergonhados? Rotular emoções expande o vocabulário emocional das crianças.

Além disso, identificar emoções também é útil para aprender a “ler” outras pessoas e o que elas podem estar sentindo.

Atividades simples, como mostrar às crianças imagens de rostos e ajudá-las a identificar os sentimentos que a pessoa pode estar tendo, podem ser úteis para desenvolver essa habilidade.

Estratégias para gerenciar sentimentos

Uma vez que uma criança pode se concentrar em seus sentimentos e identificá-los, é mais fácil para ela saber quais ferramentas estão disponíveis para lidar com a experiência emocional.

Embora todas as emoções sejam completamente válidas, nem todos os comportamentos e ações são aceitáveis, portanto, crianças (e adultos) precisam ter estratégias em mente para expressar seus sentimentos de maneira segura e apropriada. Um simples de se utilizar, são as técnicas de respiração profunda e atenção plena.

Histórias, músicas, dramatizações e modelos de papéis são todos valiosos esforços educacionais para explorar a inteligência emocional. Através da criação de oportunidades de aprendizagem que se prestam ao desenvolvimento da inteligência emocional nas crianças, podemos ajudar a moldar um futuro mais atencioso, gentil e atencioso.

Aqui na Escola Sabido, valorizamos o desenvolvimento da inteligência emocional pois acreditamos que as crianças precisam mais do que conhecimento teórico para ter uma vida bem-sucedida e satisfatória!