Os primeiros cinco anos de vida de uma criança são de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo e intelectual. Neste período, o desenvolvimento cerebral é muito rápido e eficiente.
Cérebros de crianças formam 700 conexões neurais a cada segundo. Essas conexões abrem caminho para que as crianças se desenvolvam e se adaptem constantemente. Mas a questão é: como aproveitar esse crescimento da melhor forma?
Acontece que interações positivas entre crianças e seus pais/cuidadores são a melhor maneira de impulsionar o desenvolvimento cognitivo.
Desse modo, toda vez que um adulto se conecta com uma criança, seus cérebros fazem conexões para se relacionar com o ambiente. Felizmente, o desenvolvimento do cérebro não requer dinheiro ou recursos, mas algumas atividades e experiências são extremamente úteis.
Como as primeiras experiências afetam o desenvolvimento do cérebro?
Os cientistas realizaram muitas pesquisas sobre a importância do desenvolvimento do cérebro nos primeiros anos de vida de uma criança. A maior parte dessa pesquisa valida que experiências iniciais positivas com adultos fortalecem as conexões cerebrais.
Tudo o que uma criança experimenta por meio de brincadeiras e rotinas ajuda-os a se manter engajados para uma vida inteira de aprendizado.
As primeiras experiências os ajudam a se tornar independentes e a entender o motivo de cada transição. Com a ajuda de tarefas simples, você pode ensiná-los sobre diferentes aspectos da vida, como higiene, respeito, paciência etc.
Como estimular o desenvolvimento cerebral infantil?
Com o auxílio de algumas atividades, você pode impulsionar o aprendizado e crescimento dos seus filhos.
Experiências que fortalecem as atividades cognitivas incluem:
1. Jogos que envolvam mãos
As atividades que envolvem as mãos não são apenas divertidas para as crianças, mas também as ajudam a interagir fisicamente.
Brincadeiras simples como fantoches ou personagens envolvem as mãos e o cérebro do seu filho. À medida que capturam sua atenção, eles assimilam e reproduzem a maneira como interagimos fisicamente com o mundo.
2. Passeios ao ar livre
Atividades ao ar livre são ainda mais eficazes para o desenvolvimento do cérebro em crianças.
Você pode planejar viagens, excursões ou simplesmente levar seu filho ao parque aos fins de semana.
Levá-los a um aquário, a um jardim ou em um passeio de ônibus permitirá que eles tenham novas experiências. Esses lugares geralmente têm muito movimento – desse modo, o cérebro do seu filho vai ser estimulado para entender e assimilar o que está acontecendo ao redor, enquanto ele é inundado por experiências sensoriais e sinestésicas, reunindo diferentes cheiros, cores e sons.
3. Leia e cante com seu filho
Ler e cantar pode ser uma atividade muito interessante para os pequenos, pois permite que eles participem ativamente.
As crianças acham o canto divertido e lúdico, e isso aumenta seu vocabulário. Por outro lado, a leitura melhora sua atenção e os torna familiarizados com novas palavras, letras e símbolos!
Todas essas experiências são relativamente simples, mas podem ter um impacto muito grande no desenvolvimento dos pequenos! Manter uma rotina alinhada às necessidades cognitivas das crianças é crucial para um crescimento saudável.