Capa Importância da alfabetização financeira para alunos 

Importância da alfabetização financeira para alunos 

As crianças que estão crescendo no mundo de hoje estão conhecendo um mundo muito diferente do que seus pais conheceram e praticamente um novo mundo em relação ao que seus avós conheceram.  Mais do que nunca, as informações se proliferam em tempo recorde e as coisas acontecem de forma muito ágil, requerendo das pessoas técnicas, habilidades e conhecimentos (teóricos e práticos) para que sejam capazes não apenas de acompanhar, mas de dominar essas mudanças. 

A educação financeira desempenha um importante papel nesse cenário. Isso porque, com noções básicas, as crianças passam a ter maior consciência de como gerir seus ganhos e ter mentalidade a longo prazo – tornando-se agentes mais conscientes nessa nova realidade que se molda a cada dia. 

Na prática, isso requer uma abordagem adequada à realidade e ao nível de maturidade das crianças, já que envolve fatores como domínio de emoções, conter impulsos e saber distribuir o que tem à disposição a fim de atingir os seus objetivos. 

Embora os benefícios da educação financeira sejam inúmeros, poucos pais conhecem o impacto disso na vida dos pequenos. Pensando nisso, compilamos abaixo algumas informações que te ajudarão a entender melhor por que ensinar economia para crianças pode melhorar consideravelmente as suas vidas adultas. 

Impactos da educação financeira na infância 

As crianças a partir dos três anos começam a compreender o conceito de poupar e gastar. Embora algumas pessoas possam achar que crianças de 3 a 6 anos são muito pequenas para entender sobre finanças, é nessa idade que as crianças aprendem muita coisa e internalizam certos funcionamentos com mais eficácia do que nunca. 

Portanto, é um ótimo momento para introduzir os principais conceitos financeiros que as crianças podem realizar ao longo de suas vidas.  

Ao inculcar bons hábitos financeiros nas crianças desde tenra idade, podemos ajudá-las a se tornarem adultos financeiramente responsáveis.  

Por exemplo, podemos ensinar as crianças desde cedo sobre o poder de poupar e as consequências que isso causa. Desse modo, ela saberá que se evitar gastar o que ganhou imediatamente, ao romper esse senso de imediatismo, ela poderá acumular e ter acesso a itens que ela gostaria ainda mais e causarão uma recompensa ainda maior. 

Essas experiências iniciais, com a tomada de decisões financeiras, são a base para moldar suas preferências, atitudes e comportamentos, mesmo à medida que crescem. 

Os impactos disso no desenvolvimento e amadurecimento das crianças incluem: 

– Domínio de emoções; 

– Visão a longo prazo; 

– Gestão de recursos; 

– Compreensão de preço, valor e troca; 

– Compreensão de valor e trabalho; 

– Compreensão da importância de poupar.  

Os pais podem fomentar a educação financeira de seus filhos envolvendo-os em várias atividades que as ensinem a economizar e a importância da paciência durante esse estágio inicial de desenvolvimento. Isso certamente desencadeará um importante impacto positivo na vida adulta!