Capa Importância do empreendedorismo no ensino fundamental

Importância do empreendedorismo no ensino fundamental

A palavra “empreendedorismo” vem ganhando cada vez mais destaque. Mas, quanto mais cedo as crianças têm acesso ao seu contexto e aos seus impactos, mais chances eles têm de desenvolver habilidades necessárias de gestão.

Isso não quer dizer que necessariamente toda criança que tem acesso a aulas de empreendedorismo irão se tornar empresários, mas dominar esses conhecimentos resulta em uma abordagem capaz de ensinar às crianças princípios que podem ser aplicados em diversas áreas de suas vidas.

As habilidades necessárias para ser um empreendedor incluem trabalho duro, comunicação eficaz e resiliência após a decepção. Conceitos que devem ser dominados também na vida particular, certo? É por isso que o empreendedorismo pode ser uma ótima estrutura para ensinar essas habilidades e permitir que os alunos pratiquem em um ambiente de apoio.

Deixando de lado o objetivo de ser um ‘fundador’, as habilidades empreendedoras servirão bem às crianças na escola e além – tanto em suas carreiras quanto em suas vidas pessoais.

Alguns benefícios que o ensino do empreendedorismo pode trazer incluem:

O empreendedorismo incentiva as crianças a pensar criticamente

Pensadores críticos olham para situações de múltiplos pontos de vista, analisam fatos e pesam os pontos fortes e fracos de algo.

Por definição, eles pensam cuidadosamente sobre um assunto ou ideia sem permitir que opiniões ou sentimentos os afetem.

Criar um negócio exige que os empreendedores pensem criticamente sobre os problemas que veem e como encontrar uma solução.

No processo, eles também exploram e podem descobrir pontos fortes pessoais e áreas de desenvolvimento – pensando cuidadosamente (e criticamente) sobre seus interesses e onde eles são grandes colaboradores naturais ou onde podem precisar de apoio. Essa autoconsciência certamente irá beneficiá-los ao longo de suas carreiras.

Crianças que desenvolvem habilidades de pensamento crítico no início da vida podem ser menos propensas a seguir o status quo ou serem facilmente influenciadas pelas opiniões de outras pessoas. Crianças criticamente ponderadas constroem suas próprias visões informadas e aprendem a confiar em sua capacidade de lidar com situações e desafios com confiança.

Empreendedorismo produz solução criativa de problemas

No coração do empreendedorismo está o desejo de resolver um problema. Um empreendedor identifica uma necessidade e procura criar uma solução.

Empreendedores de sucesso contribuem para o mundo criando soluções inovadoras e sustentáveis para problemas de longa data.

Empresários diriam que a maioria dos empreendimentos não dá certo como imaginado. No entanto, o pensamento criativo e as habilidades de resolução de problemas impulsionam a iteração de uma ideia para continuar avançando, aprendendo e refinando.

Além disso, os empreendedores geralmente operam com um parceiro ou equipe, e as habilidades de resolução de problemas podem ajudar a suavizar desacordos e ‘obstáculos’.

Por exemplo, os empreendedores podem precisar resolver divergências sobre como abordar o feedback do consumidor ou uma campanha de marketing, ou como elaborar um argumento mais convincente depois de receber feedback negativo de potenciais investidores.

Incentiva o trabalho em equipe

Poucos podem discordar a respeito da importância das habilidades no trabalho em equipe. Ouvir os outros, comunicar-se de forma eficaz, colaborar em torno de ideias e jogar com os pontos fortes de cada um, seja no trabalho, nos esportes ou na escola, geralmente é melhor do que uma atitude individual.

É por isso que o trabalho em equipe é outra das principais habilidades que os empregadores buscam em seus potenciais contratados.

Formar os relacionamentos certos com os outros faz uma grande diferença no crescimento e na produtividade de qualquer organização, seja seu filho o fundador dessa empresa ou esteja ele trabalhando para outras pessoas.

Os empreendedores devem aproveitar e ver o valor do poder intelectual e da contribuição de todos em sua equipe.

Essa é uma atitude importante para trabalhar com eficiência e eficácia para criar o melhor empreendimento possível. Os empresários também colaboram com os investidores. No espírito de ‘equipe’ e ‘estamos juntos nisso’, os empreendedores podem inspirar uma base leal de clientes, relacionamento de qualidade, fidelidade à marca e seguidores!

Construção de Relacionamento Empresarial e Felicidade

A Universidade de Harvard conduziu um longo estudo de pesquisa sobre a felicidade, concluiu que o melhor fator determinante para a felicidade de alguém está na construção de redes sociais fortes

Quando as crianças desenvolvem sua capacidade de trabalhar com outras pessoas, buscar ajuda de outras pessoas e ficar ‘ok’ com as coisas nem sempre indo como planejado, a felicidade e o sucesso podem se tornar mais acessíveis.

E, como os humanos são criaturas sociais, contribuir para uma comunidade – seja uma empresa, um bairro ou uma família – é uma habilidade necessária e recompensadora.

E enquanto os próprios empreendedores contribuem para a economia criando negócios e oportunidades de emprego para outros, aqueles com espírito empreendedor podem criar oportunidades em qualquer lugar enquanto promovem fortes redes sociais.

É nisso que a Escola Sabido acredita e é essa abordagem que levamos para a sala de aula, com o intuito de tornar as crianças aptas a enfrentarem os desafios do mundo corporativo e de suas vidas pessoais!